Conhecer a Cristo - parte 2: União com cristo
- Esiely Cavalcante
- 10 de set.
- 2 min de leitura

"Quero conhecer a Cristo, ao poder da sua ressurreição e à participação em seus sofrimentos, tornando-me como ele em sua morte."
Filipenses 3:10
Introdução
Conhecer a Cristo não é apenas um ato intelectual, mas uma experiência viva e transformadora. O apóstolo Paulo expressa aqui o anseio profundo de participar da vida de Cristo em todas as suas dimensões: na vitória da ressurreição e também nos sofrimentos que moldam o caráter do discípulo.

Teólogos em Diálogo - João Calvino
Ele nos lembra que estamos unidos a Cristo pela fé, e, por isso, tudo o que é d’Ele também nos pertence. Isso significa que o poder da ressurreição já opera em nós hoje, concedendo-nos uma vida regenerada, marcada pelos frutos do Espírito. Essa realidade também aponta para a esperança futura da glorificação, quando estaremos plenamente conformados a Ele.
Mas essa união também nos chama a participar de Seus sofrimentos: assim como Cristo morreu, nós somos convidados a mortificar o pecado e a viver em santidade, em um mundo que insiste em se afastar de Deus.
Pontos para refletir
O poder da ressurreição já atua em mim hoje? Tenho vivido de forma que os frutos do Espírito sejam evidentes em minha vida diária?
Estou disposto a participar dos sofrimentos de Cristo? Como tenho reagido às lutas e provações: com fé e esperança, ou com desânimo e resistência?
Oração: Senhor, dá-me o desejo e a força de conhecer-Te mais profundamente. Que o poder da Tua ressurreição me renove diariamente, e que eu não tema participar dos sofrimentos de Cristo, pois sei que estou unido a Ele em vida e em esperança. Amém.
Desafio do dia
Hoje, escolha conscientemente uma área que precisa ser mortificada (como orgulho, ira, impaciência ou murmuração) e ore pedindo a Deus forças para vencê-la, deixando que o poder da ressurreição de Cristo se manifeste em sua vida.
Comentários